Dicas para o teste TOEFL

Dicas para o teste TOEFL

  1. Saiba mais sobre o formato teste TOEFL – A maioria dos países que oferecem o teste TOEFL aplicam o teste pela internet (iBT) e também o teste escrito no papel (ITP). Quando for realizar o seu teste, certifique-se de qual teste você precisa antes de você começar a estudar para o teste TOEFL.
  2. Os requisitos da pontuação teste TOEFL – O teste TOEFL é essencial para qualquer estudante de inglês que não seja nativo e deseja estudar nos Estados Unidos ou em um país que tenha o idioma como língua oficial. A maioria das pessoas utiliza o teste TOEFL em Universidades ou programas estudantil específico. Mas antes de começar a estudar para o TOEFL, é preciso descobrir quais são os requisitos para a Universidade onde pretende ingressar.
  3. Aprenda o inglês acadêmico – O teste TOEFL tem uma finalidade diferente dos outros testes de ESL. Ele avalia a sua capacidade para obter sucesso no mundo acadêmico. Outros países da língua inglesa também exigem o teste TOEFL como um pré-requisito para a admissão. Ao fazer o teste TOEFL, você não precisa saber sobre o mundo dos negócios, como acontece no teste TOEIC.
  4. Faça testes práticos – A melhor maneira de se preparar para o teste TOEFL é praticando com os testes. Se você está tendo uma aula de teste TOEFL, o seu professor já vai fornecer um material bem rico. Agora se você está estudando por conta própria, você precisa de algumas táticas que irão te ajudar. Procure um livro que tenha exercícios, vocabulário, testes práticos, CDs e respostas explicativas. Trabalhe intensamente naquelas seções que achou mais desafiador.
  5. Conte com um professor – Um professor de inglês de confiança que saiba bastante sobre o assunto é um dos recursos mais importantes! É necessário que você tenha alguém para responder às suas perguntas e incentivá-lo. Se não tiver como pagar um professor, encontre algumas dicas de alunos que estudaram para o teste antes de você. Às vezes, eles podem dar ótimas dicas e ajudá-lo com a gramática – e você futuramente pode fazer o mesmo por outra pessoa. Ensinar é uma ótima maneira de aprender. Se você usa o Twitter, procure por “TOEFL” e irá encontrar professores e alunos para acompanhar e interagir sobre o assunto, ou procure aqui no Blog que temos alguns depoimentos para tirar suas dúvidas!
  6. Treine a sua resistência – Se você está contando com o teste em papel, vai levar quase duas horas e meia. O iBT dura muito mais – você pode contar com aproximadamente quatro horas em frente ao computador. Muitos estudantes têm uma capacidade de concentração de cerca de duas horas. Esta é a duração máxima da maioria das aulas, já que após esse período a concentração dos alunos começa a enfraquecer. Se você fizer sessões de estudo de uma ou duas horas, seu cérebro não vai estar preparado para trabalhar para quatro horas. Comece com sessões de estudo de curta duração e vá aos poucos trabalhando períodos mais longos. Para isso, é fundamental que você tenha uma boa noite de sono, para não ficar cansado e, consequentemente, reduzir o tempo da sua concentração.
  7. Chegue preparado no local – Se você chegar no centro de testes com todas as coisas que precisa, você irá sentir-se calmo e pronto. Quando você está nervoso, sua memória não funciona tão bem. Certifique-se de que sabe como chegar ao local do teste e onde poderá estacionar. Leve os materiais que irá utilizar para o exame no papel, como o lápis, apontador e borracha que não mancha. Veja também se o seu documento de identificação está legível. Se alguma vez você já teve problemas com ele, lembre-se de levar outro documento com foto para identificação.
  8. Controle o seu tempo – Chegue no local com pelo menos 30 minutos de antecedência. Usar um relógio é a melhor maneira de controlar o seu tempo, ainda mais se você vai fazer o exame no papel, pois algumas salas não possuem relógio. Durante o teste, atente-se ao tempo que está levando em cada questão. Não gaste tanto tempo nas questões difíceis. Entre a escrita e a escuta, você não terá tanto tempo disponível para descanso. Nesse pouco tempo, faça uma análise do seu desempenho para planejar seus próximos passos.
  9. Treine sua digitação – No iBT, você terá que preencher as respostas no computador. Se você ainda não confia na sua digitação, treine suas habilidades antes de fazer o teste TOEFL. Fique atento(a) se você está digitando em um teclado QWERTY. Mesmo que sua digitação esteja excelente, faça alguns testes em outros computadores, pois nos acostumamos ao computador pessoal e quando nos deparamos com outro teclado sentimos muita dificuldade.
  10. Torne-se um especialista em anotação – Aprenda a fazer notas de cada seção do material de estudo para o teste TOEFL. Com isso, você aprende a desenvolver uma habilidade importante que será necessária no seu futuro acadêmico: utilizar as anotações como material de estudo. Para treinar, faça isso com praticamente tudo o que você faz: faça anotações enquanto assiste um noticiário, faz uma leitura de sites e de livros.
  11. Responda todas as perguntas – Nunca deixe um espaço em branco! Elimine todas as respostas que você sabe que são erradas e faça um palpite. É capaz de você obter uma chance de 25% de acerto. Quando você terminar uma seção ou pergunta, tente esquece-la para que sua mente se preocupe em fazer a próxima tarefa que já está na sua mão.
  12. Dicas para uma boa leitura – O iBT não testa a gramática separadamente, como os exames de antigamente, mas ainda assim você precisa provar que está preparado para as questões de fala e escrita em inglês. A melhor maneira é você se familiarizar com antecedência em um vocabulário acadêmico.Quando chegar as perguntas, depois dos enunciados, leia todas as questões seguintes para conseguir obter o máximo de detalhes sobre aquele assunto. Geralmente as perguntas são apresentadas na ordem em que aparecem no enunciado.
  13. Segredos para uma boa escuta – Quando você está praticando para o teste de escuta, não coloque o áudio para ouvir mais de uma vez. No dia do teste você terá que ouvir tudo apenas uma vez. Treine seus ouvidos para ouvir de primeira. Estude para ouvir as ideias principais e os detalhes importantes.
  14. Fortaleça as 4 competências – Algumas pessoas cometem o erro de terminar o teste muito cedo. Talvez a sua leitura, escuta e habilidades de escrita já estejam prontas, mas suas habilidades de falar ainda precisam ser desenvolvidas.
  15. Alimente-se antes do teste – Quatro horas é muito tempo para ficar sem um lanche, ainda mais que você não poderá levar alimentos ou bebidas para a sala de teste. Faça uma refeição sensata antes de fazer o teste. Evite o excesso de cafeína e açúcar antes do teste, pois você irá se cansar muito rapidamente. Beba água o suficiente para não sentir sede com frequência.
  16. Consulte o site oficial do teste TOEFL – No site possui uma série de informações úteis que você pode baixar gratuitamente. Elas irão lhe fornecer uma relação de dicas que ajudarão. Você também pode encontrar informações importantes sobre os centros aplicadores e locais próximos onde você pretende realizar seu teste.

Para maiores informações do teste TOEFL “clique aqui”

Escrito por Victor Chiquetti

2 thoughts on “Dicas para o teste TOEFL

  1. obrigado por mais um conteúdo de qualidade continue sempre assim que nós leitores assiduos do seu site gostamos muito da forma que a redação expõe os temas,deus os abençõe sempre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website